O filho de Muammar Gadafi, Saif al Islam, afirmou sua inocência ao Tribunal Penal Internacional (TPI) frente às acusações de ter cometido crimes contra a Humanidade. As informações foram passadas pelo próprio promotor do órgão neste sábado.
Caso Saif decida fugir da Líbia de avião, o TPI poderia pedir uma interceptação aérea. O órgão pede que ele se renda, mas disse ter informações de que mercenários estariam tentando ajudar Saif a escapar para um país africano.
“Temos a informação de que há um grupo de mercenários tentando ajudá-lo a fugir para outro país, então estamos tentando impedir isso”, afirmou o promotor Luis Moreno Ocampo durante visita a Pequim à “Reuters”.
De qualquer maneira, o Tribunal diz que mantém contato informal com o filho do ditador através de intermediários.
“O gabinete do promotor disse claramente que, se ele se render ao TPI, terá direito de ser ouvido ante ao tribunal e será inocente até que se prove o contrário”, completou Ocampo.
Desde que a Líbia venceu a ditadura de Muammar Gadafi e instalou o governo interino, Saif é procurado.