O Flamengo venceu o Lanús-ARG por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, em partida válida pela sexta rodada do Grupo 2 da Copa Santander Libertadores. Os gols foram marcados por Wellinton, Deivid e Luiz Antônio. O Rubro-Negro que precisava vencer, fez o seu dever de casa, mas ainda assim está desclassificado da competição. Isso porque no outro jogo, o Emelec-EQU venceu de virada o Olimpia-PAR pelo placar de 3 a 2.
Fla faz o dever de casa e vai para o intervalo com um pé nas oitavas
O Flamengo entrou em campo diante do Lanús-ARG buscando o milagre da classificação. Com a derrota sofrida na última partida, o Rubro-Negro precisava vencer no Rio de Janeiro e torcer por um empate no jogo entre Olimpia-PAR e Emelec-EQU. O início da partida para o clube da Gávea foi complicado, errando muitos passes, principalmente no meio de campo, a equipe não conseguia furar o forte bloqueio do time argentino.
Aos nove minutos, após boa jogada de Ronaldinho, Vagner Love chutou cruzado de perna esquerda, a bola passou rente a trave de Marchesín, quase o primeiro do Fla. Logo depois da primeira chance rubro-negra o Flamengo começou a pressionar a saída de bola do Lanús, que era obrigado a dar chutões para aliviar o perigo. Entretanto, essa pressão não durou muito tempo.
Com 17 saiu o primeiro gol da partida: Bottinelli cobrou escanteio e Wellinton desviou de cabeça, 1 a 0 Flamengo. Nesse momento, o clube da Gávea estava se classificando para as oitavas, já que o jogo no Paraguai estava empatado em 0 a 0. O Lanús que já estava classificado tinha como objetivo no jogo ganhar para ficar entre as melhores campanhas da primeira fase.
A chance de perigo para os argentinos veio aos 27 minutos: após bom contra-ataque Pavone rolou para Valeri que mandou uma bomba para o gol rubro-negro, Felipe fez boa defesa. Logo depois, mais uma chance para o Lanús. Na cobrança de escanteio, a zaga rubro-negra não acompanhou e quase saiu o segundo gol do jogo.
Aos 36, Ronaldinho cobrou falta e a bola bateu na barreira, a sobra ficou com Love que de primeira chutou por cima do travessão. O Lanús ameaçou o gol de Felipe aos 40 minutos com Pavone que finalizou bem, mas Léo Moura tirou de bico. A resposta rubro-negra veio com 41 minutos: após passe de Ronaldinho, Deivid finalizou dentro da área e aumentou o placar no Engenhão, 2 a 0 Flamengo.
Flamengo vence, mas não avança para a próxima fase da Libertadores
As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. O Flamengo fez o terceiro logo aos quatro minutos da segunda etapa. De novo Ronaldinho Gaúcho fez boa jogada, o meia cruzou nos pés de Luiz Antônio que pegou de primeira e ampliou.
Após marcar o terceiro gol, a equipe passou a cadenciar a bola. O time da Gávea tentava aumentar e a defesa se preocupava em não ser surpreendida nas descidas do Lanús. Aos 22 minutos, os argentinos chegaram com perigo na área rubro-negra: Pavone recebeu nas costas da zaga, chutou cruzado e a bola passou perto da trave direita de Felipe.
Com a vitória no Rio e o empate no Paraguai, entre Olímpia e Emelec, a vaga para as oitavas era do Flamengo. Mesmo com o placar adverso, o Lanús não se lançava ao ataque. Já o Rubro-Negro gastava o tempo trocando passes.
Aos 35 minutos, Deivid invadiu a área, bateu cruzado e o goleiro argentino fez uma ótima defesa. Com 44 minutos o Lanús foi de novo ao ataque e Felipe salvou a cabeçada de Pavone. A partida terminou com a vitória do Flamengo por 3 a 0, mas uma reviravolta no jogo simultâneo sacramentou sua saída da Libertadores, uma vez que o Emelec chegou a vitória por 3 a 2.
Ficha Técnica:
Flamengo 3 x 0 Lanús (ARG)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 12/04/2012
Hora: 19h30
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Abraham González e Wilson Berrío (COL)
Gols: Wellinton (17’ do primeiro tempo), Deivid (41’ do primeiro tempo) e Luiz Antônio (4’ do segundo tempo)
Cartão Amarelo: Luiz Antônio e Wellinton (Flamengo)
Flamengo: Felipe, Léo Moura, Marcos González, Welinton e Junior Cesar; Willians (Muralha), Luiz Antonio, Bottinelli (Camacho) e Ronaldinho; Deivid (Thomás) e Vagner Love. Técnico: Joel Santana.
Lanús (ARG): Marchesín, Carlos Araujo, Paulo Goltz, Diego Braghieri e Luciano Balbi; Diego Gonzalez (Eduardo Ledesma), Guido Pizarro, Matias Fritzler e Diego Valeri (Mauricio Pereyra); Mariano Pavone e Regueiro. Técnico: Gabriel Schürrer.