Cinco homens ligados do Departamento de Trânsito (Detran-Ba), do município de Barreiras, foram presos na manhã desta terça-feira (14), acusados de participar um esquema de corrupção que envolvia a falsificação e a venda de carteiras de habilitação. Um deles, que também está envolvido na fraude, está foragido.
Entre os detidos estão o coordenador do Ciretran, Carlos Henrique da Cruz; dois servidores, Hélder Almeida Araújo e Edilson Souza Santos; Vanderlan Caldas, que fazia papel de intermediário; um homem de prenome Damião (zangão) e outro ligado a prefeitura local, identificado apenas como Sérgio.
De acordo com o corregedor geral do Detran, Agnaldo Garcêz, os acusados recebiam propina para realizar o exame médico, teórico e prático no lugar dos candidatos. “Como ainda não havia o leitor biométrico, ficava mais fácil cometer a fraude nas clínicas e, principalmente, na rua”, explicou o corregedor.
O Detran publicou no Diário Oficial, do dia 23 de novembro, a portaria de número 1978, abrindo uma sindicância para apurar irregularidades na 10ª Ciretran do município, além de sete portarias para investigar os cinco Centros de Formação de Condutores.
*tribunadabahia