GOVERNADORES DO NORDESTE VÃO PROPOR CARÊNCIA NO PAGAMENTO DE JUROS DA DÍVIDA
-
19 de maio de 2016O encontro de governadores da região Nordeste, da qual participa o governador Rui Costa, teve início às 14 horas desta quinta-feira, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.
O principal ponto de pauta do encontro foi a formalização de um documento solicitando ao governo federal um prazo de carência no pagamento dos juros da dívida dos estados, uma espécie de moratória pactuada e a adoção de um plano de renegociação fiscal com a União. Há propostas para uma carência de 1 ano, mas há quem defenda um prazo maior.
A medida é para tentar conter a crise financeira que leva os estados e a maioria dos 5,5 mil municípios à situação de falência. Pela manhã houve uma reunião dos secretários estaduais da Fazenda, da qual participou o secretário Manoel Vitório, onde foram discutidos os termos desse documento.
No final do mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender por 60 dias o pagamento do serviço da dívida. Outros assuntos estão sendo discutidos nesse momento, a exemplo da necessidade de liberação de empréstimos internacionais que os estados estão pleiteando.
Em torno das 18 os governadores devem interromper o encontro para concedem entrevista à imprensa e divulgar carta sobre o assunto.