A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Fátima Nunes (PT), participou na quinta-feira (5) de uma reunião executiva que determinou a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, e uma série de outras medidas para superar a interdição da ponte atual. Participaram da reunião o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, oito deputados estaduais e quatro federais, além de outras autoridades. (Foto ilustração)
O ministro anunciou obras emergenciais na ponte atual para a retomada do tráfego de veículos leves até o próximo dia 20, com liberação gradual para veículos maiores chegando até a caminhões de 29 toneladas. Além disso, serão feitas melhorias no desvio, com pavimentação asfáltica do tipo tratamento contra pó (TCP). A construção da nova ponte, que contará com quatro pistas, terá início ainda em julho e o prazo estimado de término é de um ano. O investimento previsto é de R$100 milhões.
Fátima, por sua vez, se mostrou satisfeita com o que ouviu. Ela destacou o fato de que a ponte atual só será demolida quando a nova estiver pronta, o que vai garantir a acessibilidade na região do Vale do Jequitinhonha. “A gente viu nessa reunião o compromisso do nosso governador e do nosso presidente Lula, através do ministro Renan, com a volta do desenvolvimento, porque estrada é desenvolvimento”, disse. (Ascom/ALBA)