O ex-governador Paulo Hartung está empenhado em articular para o Estado uma iniciativa semelhante à Conspiração Mineira pela Educação. A filosofia é não deixar a responsabilidade só com o Estado. Afinal, a educação é a forma de transformar o país e colocá-lo em destaque. Potenciais naturais e conjunturais nós temos. E educação de qualidade é a mola que falta para que tudo se encaixe. Quando recebeu homenagem da Findes, com a entrega da escultura “O Pensador”, ele conclamou empresários a investirem pesado na educação. É a forma de tornar real a “profecia do alferes”, de ver o país no lugar de destaque que merece. E essa situação se encaixa perfeitamente com a realidade do Espírito Santo.
Homenagem
Durante a homenagem a Hartung, o empresário Américo Buaiz (o pai) também recebeu uma homenagem. Ele é considerado o principal nome para a solidificação da Findes como órgão representativo, e também um dos responsáveis diretos pelo 2° ciclo de desenvolvimento econômico, em uma época em que o Estado era carente de empresas, recursos e representação. Graças a este embrião, lá atrás, hoje a indústria capixaba pode crescer mais de 20% ao ano.
Sem energia
É forte o movimento dos empresários do Norte e Noroeste do Estado para ganhar competividade. A energia por lá, fornecida pela Empresa de Força e Luz Santa Maria é cara demais e freia o desenvolvimento. Como a empresa atende apenas oito municípios e tem pouco mais de 80 mil clientes, fica sem escala para oferecer preços mais competitivos. Para se ter ideia, a Escelsa tem mais de 1,5 milhão de clientes.
De olho na Copa
Uma comitiva capixaba encabeçada pelo secretário de Esportes, Vandinho Leite, e com presença de técnicos do Instituto de Obras Públicas do ES, o Iopes, esteve na Arena da Baixada. A visita ao estádio do Atlético Paranaense em Curitiba foi para conhecer melhor o sistema de gestão e fazer um parecido para o Kleber Andrade. Para se ter ideia, o clube do Paraná tem R$ 20 milhões em caixa e a Arena é uma das mais modernas do país. Os próximos a serem visitados são o Serra Dourada, em Goiás e a Arena Pituaçu, na Bahia.
De olho no prazo
As obras do Kleber Andrade parecem devagar demais, não?
Interno
O PPS estadual se reúne em Vitória neste sábado para discutir eleições do ano que vem. Em pauta prováveis candidatos a vereador e definição de apoios.
Saída pela oposição
Juninho, o vice renegado de Cariacica, deve aportar no PSDB em breve. A tucanada está de braços abertos.
*O jornalista Josué de Oliveira conta para os leitores tudo o que acontece nos corredores dos Três Poderes do Espírito Santo.