Indiano é destaque de painel do Papaya Brasil sobre pós-colheita, processamento e industrialização
O pesquisador indiano Somasundaram Rajarathnam é uma das principais atrações do Papaya Brasil 2011: V Simpósio do Papaya Brasileiro, principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva do mamão, que vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro, em Porto Seguro (BA), e inclui 27 palestras, distribuídas por sete painéis.
Ele vai participar do quinto painel, na manhã do dia 3, que tem por tema “Pós-colheita, processamento e industrialização”. A palestra de Rajarathnam, que é diretor do Departamento de Tecnologia de Frutas e Hortaliças do Instituto Central de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos (CFTRI) da Índia, será sobre “Perspectiva do processamento do fruto do mamoeiro: estratégias em nível nacional e internacional”.
“A participação desse pesquisador indiano é uma novidade. A Índia é nosso principal competidor em termos de mercado mundial de mamão. Então, ele vai nos trazer o cenário da cultura do mamão hoje naquele país e nos apontar os problemas que enfrentam no que diz respeito à exportação”, informa o presidente da comissão organizadora, Jorge Loyola, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O quinto painel será coordenado por Marcio Canto, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Após a apresentação do palestrante indiano, será a vez de Jurandi de Oliveira, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), falar sobre “Distúrbios fisiológicos de importância econômica para a comercialização do mamão”. Em seguida, o tema abordado por José Fernando Durigan, da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Jaboticabal), será “Processamento de mamão: mercado nacional e técnicas de produção”. Rogério Vieites, da Unesp – Botucatu, encerra o painel com a palestra “Irradiação do mamão”.
Programação – O Simpósio, organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, vai reunir pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes no Náutico Praia Hotel & Convention Center para trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”. Confira a programação dos demais painéis no site do eventowww.papayabrasileiro.com.br
Inscrições – As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 27 de outubro. Após essa data, somente no local do simpósio.
Parceiros – O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Syngenta.
O simpósio também tem o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya (Brapex), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Funcredi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Correios, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Prefeitura de Porto Seguro, Porto Seguro Convention Bureau, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência Estadual de Defesa Sanitária da Bahia (Adab).
Jornalista: Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: alessandra@cnpmf.embrapa.br