O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), 81 anos, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), informou o Hospital Albert Einstein, em boletim divulgado no início da tarde deste sábado. Itamar morreu às 10h15 desta manhã. De madrugada, ele sofreu o AVC, entrou em coma e acabou não resistindo.
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Itamar será velado em Juiz de Fora e cremado em Belo Horizonte neste fim de semana.
Itamar Franco estava internando desde 21 de maio na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital devido a uma pneumonia contraída durante tratamento contra leucemia. O hospital confirmou que o corpo de Itamar será trasladado de São Paulo para Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde será velado.
A nota do hospital é assinada pelos médicos Nelson Hamerschlak e Miguel Cendoroglo Neto, diretor superintendente do Albert Einstein. Em Belo Horizonte, conforme desejo do próprio Itamar, haverá uma cerimônia de cremação. Vários políticos acompanharão a cerimônia.