Jerônimo defende unidade da base aliada durante a Lavagem do Bonfim

-
16 de janeiro de 2026
Compartilhar:

Foto: Wuiga Rubini-GOVBA


Por Henrique Brinco

A Lavagem do Bonfim voltou a transformar as ruas de Salvador em um grande ato de fé e tradição ontem (15), reunindo autoridades, fiéis e representantes de diferentes crenças. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhou a caminhada até a Colina Sagrada, reforçando sua devoção na celebração mais tradicional do calendário religioso baiano.

Em meio ao clima religioso, o governador também falou sobre o cenário político e as articulações dentro de sua base aliada, especialmente em relação às composições partidárias e às lideranças no Senado e na Câmara. Ao comentar rumores de tensões internas, Jerônimo afirmou que não há ruptura no grupo e buscou reforçar a estabilidade do processo de diálogo. “A liderança no campo do Senado é o senador Angelo Coronel. Ele é o líder. Ele tem o mandato. Ele não saiu da negociação”, declarou. Segundo o governador, o deputado federal Diego Coronel tem atuado como interlocutor para evitar desgastes desnecessários. “Ele coloca o deputado federal Diego Coronel para poder mediar essas conversas que às vezes ficam tensas e as pessoas criam uma situação que não é o que está acontecendo”, explicou.

Jerônimo destacou que o diálogo tem sido a base da condução política do governo, sobretudo em momentos de definição de espaços partidários. “Nós estamos com muita serenidade, muita tranquilidade, buscando encontrar uma saída para que a gente não possa machucar ninguém, não possa colocar ninguém em um local sem que haja um acordo de partido”, afirmou. Ao concluir o tema, reforçou a confiança nas lideranças da base e na continuidade das conversas. “A nossa intenção, eu conheço ontem, nós abrimos um processo de diálogo com o deputado federal, o Diego, tem essa característica de mediar, de dialogar. Nós sabemos que nós temos o líder do partido que é o Otto Alencar e do mandato do senador que é o Angelo Coronel”, disse.

Durante a caminhada, o governador também fez um discurso marcado por agradecimento e pedidos de paz. “A caminhada vai com diversos agradecimentos, para que a gente possa estar contrito a Ele. Que Ele possa continuar dando paz ao mundo, saúde às pessoas, oportunidade de emprego. Peço a Deus um ano de paz e tranquilidade”, afirmou Jerônimo, ao cultivar mais uma vez sua devoção ao Senhor do Bonfim. Acompanhado por integrantes do secretariado, ele agradeceu pelos avanços alcançados pelo Estado nos últimos anos e pediu saúde e serenidade para seguir governando. “Eu tive a possibilidade de vir na última sexta-feira do ano, agradecer a Deus e ao Senhor do Bonfim pela proteção em 2025. Tenho a chance de vir novamente pedir para que o ano seja de paz”, declarou.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), também comentou o cenário político durante a Lavagem do Bonfim. Segundo ele, qualquer debate sobre a formação de chapas para as próximas eleições deverá ocorrer de forma institucional. “O governo da Bahia tem um líder político, que é o governador Jerônimo Rodrigues. No momento certo, como ocorreu em 2022, tenho plena convicção de que ele saberá conduzir esse diálogo com os partidos que compõem a nossa base”. Geraldinho ressaltou ainda a trajetória do MDB e afirmou que o partido será chamado a dialogar no momento adequado. “Na hora adequada, o governador saberá chamar o partido, dialogar com o presidente estadual do MDB, Jayme Vieira Lima, com as lideranças nacionais e com referências históricas do partido para tratar desse tema com maturidade e responsabilidade”, pontuou.

Compartilhar: