MINISTRO DO PLANEJAMENTO QUER QUE GOVERNO PAGUE DÍVIDAS COM OS BANCOS PÚBLICOS
-
21 de dezembro de 2015
O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, defendeu durante cerimônia de posse nesta segunda-feira (21) que o governo pague integralmente a dívida que tem com bancos públicos pelas chamadas pedaladas fiscais, passivo avaliado em R$ 57 bilhões.
O ministro afirmou que a Junta Orçamentária do governo está discutindo a questão desde o fim de semana e deve apresentar uma decisão sobre a forma de pagamento ainda nesta semana, segundo informou o Folha de S. Paulo.
O atraso nos repasses de recursos para bancos públicos para o pagamento de programas sociais e de subsídios ficou conhecido como pedalada fiscal e foi um dos elementos para a reprovação das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
“Vamos fazer o que for possível para pagar ainda neste ano. É lógico que esta é uma decisão que ainda cabe à Junta Orçamentária, vamos fazer essa discussão até o fim do ano. Eu pessoalmente defendo que nós façamos o pagamento daquilo que for possível para virar de vez essa página e superar esta agenda”, disse.