banner
as
publicidade
publicidade

Na Europa, Jerônimo busca soluções ambientais no setor energético

Foto: Eudes Benício/GOVBA


Por Mateus Soares

Desde sábado (11) na Europa para uma missão internacional junto com outros governadores do Nordeste, Jerônimo Rodrigues (PT) passará por cidades como Bruxelas, na Bélgica, e Berlim, na Alemanha, para discutir questões ambientais e climáticas essenciais para o desenvolvimento sustentável da região. Além dos governadores, a missão contará com a presença de representantes do Consórcio Nordeste e da Apex Brasil, junto com suas equipes.

“Vamos participar do maior evento de energias renováveis do mundo, mas também estamos levando projetos para que a gente possa apresentar à Europa e ao mundo o potencial que nós, do Nordeste, e em especial da Bahia, temos pra atrair investimentos das indústrias e das empresas produtoras de energias renováveis”, declarou o governador baiano.

Segundo Jerônimo, a viagem com governadores de estados brasileiros tem ocorrido desde 2023 com o objetivo de aumentar os investimentos em energia renovável no país. Esse projeto, de acordo com ele, tem recebido incentivo do governo federal como parte dos esforços para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

“O presidente Lula reabriu o processo de construção dessas linhas que transmitem energia para todo o país. Então, isso nos permitiu a possibilidade de negociar com as empresas internacionais para que possam se instalar em nossos estados e assim produzir energia eólica, energia solar, hidrogênio verde, e a gente fortalecer nosso potencial de produzir energia”, destacou.

Em setembro do ano passado, os governadores nordestinos firmaram uma parceria com o Banco Mundial para impulsionar a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V), visando estabelecer cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como um centro de economia sustentável.

No mesmo ano, em novembro, o Consórcio Nordeste apresentou à ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede), uma proposta para a criação do Fundo Caatinga, destinado à preservação desse bioma. Ficou acordado que possíveis formatos para o fundo seriam avaliados em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras organizações.

Já no início deste ano atual, em fevereiro, o Consórcio Nordeste reafirmou seu compromisso com a eficiência na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas ao assinar a Carta de Natal. Após a apresentação no ano anterior, o Consórcio e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática formalizaram, no mês passado, a criação do Fundo Caatinga, com a aprovação para avançar em suas implementações.

Resultados – Com três missões internacionais conduzidas pelo governador Jerônimo Rodrigues, que incluíram visitas à China e aos Emirados Árabes em abril do ano passado, Dubai em dezembro e Espanha em fevereiro, os resultados já se fazem presentes em diversas áreas. Destacam-se a atração de investimentos de empresas como a BYD e a Acelen.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21