banner
as
publicidade
publicidade

Oposição da Nicarágua cria nova coalizão para tentar enfrentar Daniel Ortega

Estudantes, camponeses, empresários, feministas, indígenas, acadêmicos, evangélicos, organismos da sociedade civil, vítimas da repressão, e inclusive partidos políticos tradicionais lançaram nesta terça-feira uma Coalizão Nacional de oposição na Nicarágua. Esse novo e diversificado bloco busca forçar o regime de Daniel Ortega a restituir as liberdades democráticas “confiscadas”, libertar os presos políticos e promover reformas eleitorais que levem a eleições “limpas e transparentes”.

A fundação da Coalizão Nacional foi impulsionada pela Aliança Cívica e pela Unidade Nacional Azul e Branca (UNAB), duas plataformas que nasceram no calor dos protestos sociais iniciados em abril de 2018, duramente reprimidos pelo Governo sandinista. Diante do saldo de 325 manifestantes assassinados, quase 1.000 presos detidos por motivos políticos e 80.000 nicaraguenses no exílio, os diversos grupos oposicionistas por fim convergiram sob um só guarda-chuva, após meses de conversas e reuniões.

O ato oposicionista sofreu o assédio de uma desproporcional mobilização das Forças Especiais da Polícia Nacional. O Governo de Ortega ordenou a militarização da capital e de diversas cidades do país para impedir qualquer protesto ou ato nas ruas, obrigando os ativistas da oposição a se reunirem numa livraria privada para lançar sua coalizão.

Antes da mobilização policial, a vice-presidenta Rosario Murillo ameaçou e atacou duramente os rivais, a quem tachou de “malévolos”, “diabos ridículos”, “desalmados” e “avaros”. “Sabemos perfeitamente quem são, e não esquecemos a sua feira de vaidades e máscaras de ódio, nem esqueceremos jamais”, afirmou Murillo, que é casada com Ortega. “E o arca sagrada naufragou. Como a tal Aliança (Cívica) que apresentou seu rosto verdadeiro, entre falsificados crucifixos e preces mais falsas ainda. A tal Aliança explodiu, estourou, apresentando o rosto vivo do desprezível, da indignidade”, acrescentou.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21