Painel:Bastidores de Brasília
Pegou o título?
Ciente de sua penetração nas camadas de menor escolaridade, o PT prepara campanha ostensiva para frisar que neste ano o eleitor terá de comparecer às urnas munido simultaneamente do título de eleitor e de um outro documento com foto. O partido teme que um eventual aumento no percentual de abstenção prejudique seus candidatos e vê na conscientização uma medida preventiva.
A exemplo do que Lula faz em comícios, os petistas esbanjarão didatismo ao lembrar os prazos para emissão de segunda via do título nos cartórios e ensinarão como evitar transtornos em 3 de outubro. A ofensiva terá espaço nobre no horário de TV da legenda.
Irrevogável
A direção petista cogitou consultar o TSE sobre a revisão da medida, mas ela consta da lei 12.034, de 2009. Eventual revogação dependeria de ação direta de inconstitucionalidade endereçada ao Supremo Tribunal Federal. Estamos alertas porque o eleitorado mais simples é uma faixa em que somos muito fortes, diz o presidente do partido, José Eduardo Dutra.
Chicana
O receio do PT é que a exigência legal reduza o comparecimento – de 81% em 2006. Lula evidencia o temor em seus discursos. Vocês sabem que este ano vão precisar de dois documentos pra votar? Sempre querem dificultar a vida das pessoas mais pobres, disse no dia 4 em Guarulhos.
Eu avisei 1
A ultrapassagem de Marta Suplicy por Netinho de Paula (PC do B) no Datafolha, ainda que dentro da margem de erro, deu argumento a petistas segundo os quais a ex-prefeita deveria estar fazendo uma campanha mais amarrada à do restante da chapa e à base popular que construiu quando administrou a prefeitura da capital paulista.
Eu avisei 2
2 No entender desses petistas, que apostam na continuidade do crescimento de Aloysio Nunes (PSDB), hoje em quarto lugar, o caminho para Marta assegurar sua eleição passa por uma vinculação maior com a campanha de Netinho.
Pulverizado
O ato de apoio a Aloizio Mercadante que o PT havia programado para esta segunda-feira no Parque Anhembi foi substituído por um dia de mobilização em todo o Estado.
Pois não
Dilma Rousseff pediu ao amigo Fernando Pimentel (PT), candidato ao Senado, um engajamento maior na campanha de Hélio Costa ao governo de Minas. O primeiro resultado prático é uma gravação, a ser exibida no programa do peemedebista, na qual os dois aparecem juntos numa grande favela de BH onde Pimentel fez obras quando prefeito.
Eu me amo
De Lula a aliados, em seu périplo paulista na semana passada: Todo mundo quer que eu grave, vá a comícios. Eu devia montar uma empresa de eventos e cobrar por isso.
Alfândega
Fracassou o projeto de aumentar a renda do PT com a venda de ‘lulinhas. O partido, por meio de um empresário, negociou a confecção das miniaturas do presidente com uma empresa chinesa, mas as duas partes não se acertaram.
Tiroteio
Eles morrem de inveja do governo do PSDB, que tem uma eficiência que a companheirada do PT nem em 50 anos vai conseguir.
DO DEPUTADO FEDERAL EDSON APARECIDO (PSDB-SP), sobre declaração de Lula na quinta-feira em Ribeirão Preto. Segundo o presidente, os tucanos já ficaram demais no poder em São Paulo e devem ceder espaço a outro partido.
Contraponto
Fronteira eleitoral
Um assessor do deputado estadual Ricardo Montoro (PSDB-SP), que neste ano tentará vaga na Câmara, viajou a Curitiba para ver a família e aproveitou para visitar o comitê do correligionário Beto Richa. De volta a São Paulo, fez um relato entusiasmado ao chefe:
– Fui muito bem recebido!
– E como está a campanha lá?, indagou Montoro.
Aparentemente ignorando o fato de que um candidato ao Legislativo por um Estado não poder ser votado em outro, o assessor respondeu sem titubear:
– Ah, fique tranquilo… Nós teremos muitos votos lá!