Professores de cursinhos consultados pela Folha.comconsideraram que as provas da 1ª etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste sábado em todo o Brasil, exigiu bastante da interpretação de textos do aluno.
Para Edmilson Mota, coordenador do colégio Etapa, de uma maneira geral, o nível da prova foi de médio para fácil. “As expectativas com estas provas sempre são grandes e, este ano, foram geradas pelo comentário do Ministro de que enunciados seriam mais curtos. De uma maneira geral isso ficou melhor, a condição de leitura e tempo foram de uma melhoria significativa”, comentou.
Segundo ele, o modelo de prova do Enem deste ano está semelhante ao das universidades, como, por exemplo, a Fuvest. ” O modelo antigo tinha seus temas favoritos e isso agora foi rompido com uma abangência maior das provas”, afimou.
Desde o ano passado o Enem mudou de perfil e passou a ser realizado em dois dias, e servirá como vestibular para diversas universidades federais. Os estudantes tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas.
Menos de 3,5 milhões dos 4,6 milhões de inscritos participaram da prova. A abstenção foi de 27% em todo o país, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação. Em 2009, 37,7% dos estudantes não compareceram.
No domingo (7), o estudante terá uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, há também a redação.
Professores de cursinhos fazem a correção comentada da prova. Confira:
Correção feita pelo Anglo
Correção feita pelo Etapa
Correção feita pelo Objetivo
Segundo o MEC (Ministério da Educação), as provas serão divulgadas na segunda-feira (8). Já os gabaritos estarão disponíveis na terça, às 18h, também no site do Enem.
História
De acordo com a professora Selma Rossino, uma das questões de História continha erro de data. O enunciado falava que a abertura dos portos às nações amigas aconteceu em 1810, quando na verdade foi em 1808. No entanto, o erro não comprometia a resposta da questão. Segundo Rossino, a prova foi de nível médio para alto e abordou, predominantemente, História do Brasil com questões sobre a República, regência, movimentos sociais, entre outros.
Sociologia
Para o professor José Maurício Mazzucco as questões de Filosofia e Sociologia tiveram nível médio de dificuldade. Para ele, os temas estavam repetitivos e tratavam da relação entre o homem e a sua dimensão política, evolvendo a questão da ética. “Não houve nenhuma questão mais clássica. Havia duas questões praticamente iguais sobre ética e uma questão a respeito de Foucault, que o aluno não tinha condições de chegar à resposta somente pelo texto. Ele teria de conhecer um pouco sobre o autor”, reclama.
Geografia
De acordo com a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, a prova de geografia exigia que os alunos tivessem uma boa interpretação de textos. “O aluno teve de fazer análise de textos e gráficos, dos fenômenos e suas conseqüências”, relatou. Segundo ela a prova abrangeu questões bem diversificadas e bastante atuais.
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