Por Mateus Soares
A Executiva nacional do PT divulgou um documento homologando a pré-candidatura de Isaac Carvalho à Prefeitura de Juazeiro. O petista, ex-prefeito do município, terá que enfrentar a atual gestora da cidade, Suzana Ramos (PSDB), nas urnas em outubro deste ano. A decisão foi unânime no diretório, e Isaac Carvalho figura em uma lista com outros 30 nomes homologados para a disputa eleitoral.
Ao Blog do Waldiney Passos, o presidente do PT de Juazeiro, Luiz Félix, afirmou que a escolha por Isaac foi feita desde agosto do ano passado, e que o documento da Executiva nacional apenas oficializa “a vontade popular de Juazeiro por mudança na gestão municipal”.
A pré-campanha de Isaac Carvalho tem ganhado força, com novas lideranças manifestando apoio diariamente. Partidos como PSB, PSD, Rede e PSOL já confirmaram apoio ao ex-prefeito.
Na cidade, porém, a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda não chegou a um consenso, já que há outros aliados do grupo que se colocaram como pré-candidatos. É o caso do deputado estadual Roberto Carlos (PV). Embora faça parte da federação Brasil da Esperança, organização política formada pelo PCdoB, PT e PV, o parlamentar ainda não mostrou disposição em retirar seu nome do pleito.
Outro exemplo é o deputado estadual Zó (PCdoB), que também segue firme na disputa. Hoje, inclusive, o comunista irá oficializar a pré-candidatura em um evento político na cidade.
No início deste mês, vale lembrar, a direção do PCdoB em Juazeiro defendeu Zó como um político que “dispensa apresentações” e que o esforço do partido será no sentido de unificar a base de Jerônimo em torno do seu nome. “Nosso esforço é que elas convirjam para uma candidatura unificada e nós acreditamos no companheiro Zó”, disse Gilson Araújo, presidente da Executiva municipal do partido comunista.
Em relação à federação, Gilson mencionou que ela possui normas e regras claras. Apesar das demais pré-candidaturas estarem sendo consideradas, a meta dos partidos que fazem parte dela é que o nome indicado seja escolhido dentre esse conjunto.
“Da mesma forma que a gente propõe um nome e esse nome está ai posto no debate, a gente quer que as pessoas votem no nosso nome [Zó], mas estamos prontos também para votar em outro e que o nome escolhido, [esteja] dentro da federação, que é uma coisa que a gente tem como meta e que, provavelmente, não vamos abrir mão, que o nome do candidato a prefeito saia dessa federação”, reforçou o dirigente do PcdoB em Juazeiro.