Foto: Tony Silva – Seap/Nucom
Policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) localizaram 15 aparelhos smartphones, porções de drogas, além de carregadores portáteis e convencionais para celulares, no Conjunto Penal de Paulo Afonso. As apreensões são resultados das ações da Seap na Operação Aláfia, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), iniciada na unidade desde o início deste mês.
A atuação da Seap tem como objetivo o cumprimento das normas de segurança carcerária e a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVL’s), na região. Todo material apreendido foi recolhido dentro embalagens com lacres, no procedimento de “Cadeia de Custódia”, realizado pela equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O objetivo do procedimento é preservar a lisura das provas encontradas nas celas.
A Seap reforça as apurações acerca da responsabilidade sobre a entrada dos materiais ilícitos na unidade prisional. As atividades dos policiais penais são coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP).
Além das equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários, a turma que está participando do 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA) da Seap, acompanhada de instrutores do Geop e da Polícia Militar, também estão atuando na intervenção, como parte prática da capacitação que está em fase conclusiva.