Durante a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (3), à tarde, o governador Rui Costa (PT) comentou sobre a confusão no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última sexta (31), quando foi aprovada a reforma da Previdência estadual.
O petista se solidarizou com os deputados estaduais, se opondo aos atos que ele chama de “vandalismos e violência” registrados na Casa.O governador analisou o direito de protestar como muito importante, mas dentro das regras da lei e do respeito.
Rui Costa classificou o que houve como “vandalismo, bandidagem e crime”. “Em nenhum parlamento do mundo é admissível o que ocorreu aqui, alguém entrar armado e ameaçar as pessoas. O deputado é livre para votar de acordo com sua consciência”, disse, enfatizado que a Secretaria de Segurança Pública já está apurando os fatos, com base, inclusive, nas imagens veiculadas.
O governador destacou que apuração será rigorosa, tanto do ponto de vista penal como administrativo, no caso de servidores do Estado envolvidos no ato. “Vamos buscar todas as medidas, com base na lei que sejam exemplares, para que episódios como esse não se repitam”.
Para ele, um tema como a reforma da Previdência sempre vai gerar debates calorosos, o que considera próprio da democracia. “O que não é próprio da democracia é violência, a bandidagem e o crime”.