Presidente do STF diz que não há previsão para julgar ação sobre Temer
-
18 de maio de 2016Presidente do STF diz que não há previsão para julgar ação sobre Temer
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (18) que ainda não há previsão de data para a Corte julgar a ação que pede a abertura do processo de impeachment do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). Segundo o ministro, há muitos processos em espera na pauta do Supremo. “Não, não há previsão [de data para o julgamento da ação sobre Temer]. Temos uma pauta de 700 processos esperando julgamento. Isso depende evidentemente da urgência de cada um desses processos”, declarou.
A declaração foi feita após o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, liberar, nesta terça-feira, o processo para julgamento no plenário do tribunal. Isso porque, o magistrado concedeu, no mês passado, uma liminar determinando a instalação de uma comissão especial para analisar o pedido de impeachment de Temer nos moldes do que ocorreu com a presidente afastada Dilma Rousseff.
Vale lembrar que a decisão de Marco Aurélio foi tomada após pedido do advogado Mariel Marley Marra contra a decisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tomada em 5 de janeiro, que rejeitou abrir processo por entender que não havia indício de crime de responsabilidade por parte de Michel Temer. Agora, com a liberação do ministro para julgamento, cabe a Lewandowski marcar a data para o plenário da Corte analisar o caso.