Primeira Policlínica da Bahia será construída em Teixeira de Freitas
Teixeira de Freitas é a primeira cidade da Bahia a receber Ordem de Serviço para a construção da Policlínica Pública. A autorização foi assinada pelo governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira, 28, em evento no Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O Governador e o prefeito, doutor João Bosco, acompanhados por comitiva, visitaram o terreno da Policlínica, antigo endereço do DERBA, que já recebia a terraplanagem. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), no prazo de 10 meses a 12 meses a Policlínica estará pronta.
O município também foi o primeiro da Bahia a criar o Consórcio Interfederativo de Saúde, presidido pelo prefeito, doutor João Bosco e que contempla 13 municípios da região, também no município, pela primeira vez o Hospital Municipal será integrado ao Consórcio.
Trata-se de um investimento de R$ 11 milhões para a construção e R$ 6 milhões em equipamentos, totalmente custeado pelo Governo do Estado. Já em funcionamento, a Policlínica será gerenciada pelo Consórcio, que manterá 60% dos custos, enquanto o Estado arcará com 40% restantes. A Unidade de saúde é vinculada ao consórcio e vai ofertar atendimento médico em 31 especialidades.
Teixeira iluminada
Ainda durante o evento, o governador Rui Costa inaugurou os 21 quilômetros de iluminação da Avenida Getúlio Vargas, Trecho da BA 290, sendo 15 quilômetros em extensão. A iluminação abrange desde o povoado da Palhinha até o Aeroporto 9 de Maio, passando pelo centro da cidade.
Já para benefício da Universidade, houve a inauguração dos pavilhões reformados, a cessão do terreno para ampliação e a abertura das salas de Colégio Universitários (CUNIs), anexas ao Colégio Ruy Barbosa.