Programa Voluntariado da Fibria arrecada 69 toneladas de alimentos
Este foi o resultado da Campanha de Natal envolvendo empregados e prestadores de serviços da empresa, que também doaram brinquedos e roupas a 1060 crianças
Um verdadeiro sucesso. Assim pode ser definido o resultado das ações da campanha Natal Solidário da Fibria, realizada durante o mês de dezembro em todas as suas unidades. As atividades são coordenadas pelo Programa Voluntariado da empresa e envolvem a participação de empregados próprios e de empresas parceiras.
A campanha, que visa arrecadar alimentos para beneficiar famílias de baixa renda, registrou o valor de 34,5 toneladas de alimentos doados por empregados e parceiros e igual quantidade doada pela Fibria, totalizando 69 toneladas. Pelas regras da campanha, a Fibria se compromete a duplicar a quantidade de alimentos arrecadada entre os trabalhadores.
Além de alimentos, também foram doados brinquedos e roupas, que beneficiaram 1.060 crianças, “adotadas” no Varal Solidário. Nesse projeto, o perfil das crianças (nome e idade) ficam expostos em um varal e os empregados e prestadores de serviços escolhem os que querem “adotar”, presenteando com um brinquedo e uma roupa.
No Espírito Santo e na Bahia, as entregas do material doado foram feitas entre os dias 21 e 23 de dezembro para entidades indicadas pelos voluntários e comunidades vizinhas da empresa. Em Aracruz, 22 instituições foram beneficiadas com a entrega de 823 cestas básicas. A Portocel, empresa controlada pela Fibria, teve uma participação de destaque com a promoção de uma gincana entre turnos de trabalho que conseguiu arrecadar 718 cestas de alimentos.
Em Conceição da Barra (ES), 270 cestas básicas e 21 brinquedos foram distribuídos, além de roupas. Já no Sul da Bahia, no município de Posto da Mata (BA), cerca de 150 famílias e 200 crianças assistidas por 12 entidades foram beneficiadas. As comunidades do município de Caravelas (BA) e os distritos de Ponta de Areia e Barra também receberam doações.
Para a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, Genaina Campos, ampliar a campanha para todas as unidades e estados que a empresa atua foi um desafio que valeu a pena. “Enfrentamos algumas dificuldades, devido à realidade de cada unidade, mas tudo ficou pequeno com a recompensa que tivemos vendo os olhos das crianças brilhando ao receberem os presentes e a alegria de muitas famílias que puderam ter um Natal mais farto e feliz”, ressaltou.
A campanha realizada pela Fibria serviu de incentivo para que as empresas parceiras da companhia também fizessem as próprias doações para ajudar comunidades de baixa renda. O Natal Solidário é realizado há vários anos, como uma ação do Voluntariado da empresa, e contribui para a inserção social das comunidades.