Em meio à hegemonia do atual presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (PR), no comando da Mesa, os vereadores devem votar, na próxima terça-feira (15), projeto que proíbe a reeleição para presidente da Casa. Nesta quinta-feira, os parlamentares já aprovaram o regime de urgência para que a matéria seja colocada em pauta o mais rápido possível.
Alianças
O próprio republicano, no entanto, diz que é favorável à proibição. Ele foi reeleito com chapa única para ficar na função durante mais dois anos. Há vereadores na Casa que afirmam que quem não se alia a ele acaba ficando enfraquecido no Legislativo.
Sem mudanças
No mesmo encontro, os vereadores rejeitaram a proposta de mudar o horário das sessões na Câmara de Vila Velha. A alegação para a alteração é que ao acontecer às 17 horas, a população não teria como participar dos debates. A ideia era mudar para às 19 horas, mas a maioria decidiu deixar tudo como estava.
Liderança
O vereador Joel Rangel (PSB), grande aliado do ex-prefeito Max Filho (PSDB), será o líder do prefeito Rodney Miranda (DEM) no Legislativo canela-verde. Parece que o convite foi feito e aceito. Só falta mesmo homologar a indicação.
Ficha Limpa
Servidores da Câmara de Vitória vão ter que comprovar que tem ficha limpa se quiserem continuar exercendo suas funções. Nesta sexta-feira, o presidente do Legislativo, Fabrício Gandini (PPS), assina o decreto oficializando a determinação. Os funcionários, tanto comissionados quanto efetivos, terão prazo de até 60 dias para apresentar os documentos.
Despesas
Em meio ao recesso, a Câmara de Santa Maria de Jetibá realizou três sessões extraordinárias em um único dia. Cada uma delas custa para o contribuinte R$ 350. Ou seja, cada parlamentar embolsou R$ 1.050,00 em uma tacada só. A convocação foi feita pelo presidente da Casa, Elmar Francisco Thom, o Mazinho.
O jornalista Josué de Oliveira conta para os leitores tudo o que acontece nos corredores dos Três Poderes do Espírito Santo.