Nesta quinta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, no Centro de Convenções, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas últimas Eleições Gerais 2010 no estado. Reeleito no primeiro turno, o governador Jaques Wagner foi diplomado, o que o habilita oficialmente a exercer o mandato eletivo conquistado nas urnas, a partir de janeiro de 2011.
De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Mário Alberto Hirs, o evento representa a entrega dos diplomas aos que estão habilitados a exercerem seus cargos políticos. “É a conclusão do processo eleitoral pela parte do TRE”, finaliza Hirs.
O governador falou sobre a prioridade para os próximos quatro anos, que será o foco no social. “Seguimos querendo tirar mais gente da pobreza, melhorando a vida do nosso povo, gerando mais emprego e renda, a partir da inclusão produtiva, ou seja, vamos continuar investindo na infraestrutura e no crescimento da economia”.
Wagner destacou ainda a realização de importantes obras como o projeto da Ferrovia Oeste-Leste, a Via Expressa, o Complexo 2 de Julho, a construção de hospitais e a realização de programas como o Todos pela Alfabetização (Topa) e o Saúde em Movimento. “Nosso governo será de continuidade e renovação”, complementou o governador.
Diplomação
A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral formaliza os políticos eleitos. Além do governador, foram diplomados o vice-governador, Otto Alencar, os senadores Lídice da Matta e Walter Pinheiro, 39 deputados federais, 63 deputados estaduais e os respectivos suplentes, sendo quatro para as vagas do Senado (dois para cada titular).
Extremo Sul
foram diplomados os Deputados Estaduais:
Claudia Oliveira – Eunapolis
Temoteo Brito – Teixeira de Freitas
Ronaldo Carleto – Itamaraju (reeleito)
Deputados Federais:
Janio Natal – Porto Seguro
Valmir Assunção – Itamaraju