O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, assinou, nesta quarta-feira (1º), dois convênios que vão beneficiar os municípios de Retirolândia e João Dourado.
Na comunidade de Vista Bela (Retirolândia), serão realizadas obras para a recuperação de uma barragem, com um investimento de R$34 mil. Para o presidente da Associação Comunitária do Povoado de Boa Vista, Wilson Garcês dos Santos, a ação vai melhorar a vida das famílias da região. “A comunidade é carente de água e por isso, muito dependente da barragem. É uma região muito seca. As famílias e os animais do local precisam dessa água para viver”, disse.
Já em Caldeirão Jacó (João Dourado) serão construídos sanitários residenciais, beneficiando 45 famílias. O presidente da Associação Comunitária da localidade, Orlando Batista Bastos, disse estar ansioso para a chegada das obras. “Ter banheiro em casa é um direito de todo o cidadão. As famílias beneficiadas vão ganhar mais dignidade”, salientou.
A assinatura contou com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira, e com lideranças locais.
Segundo o secretário Wilson Brito, a Sedir e a CAR tem como principal meta reduzir a pobreza rural. “Vamos continuar trabalhando para garantir o desenvolvimento da Bahia, sobretudo em áreas básicas, como a de saneamento, que tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
As intervenções serão realizadas pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), conhecido na Bahia como Produzir. O Produzir atua em 407 municípios baianos e é executado com financiamento do Banco Mundial (Bird), Governo do Estado e a participação dos beneficiários.