Suspeita de vender armas para facções do sul da Bahia é presa
-
15 de dezembro de 2025Suspeita de vender armas para facções do sul da Bahia é presa
Mulher foi encontrada em Ilhéus nesta segunda-feira (15), após mudar de endereço diversas vezes. Outras 27 pessoas foram presas na operação.
Foto: PM-BA
Uma mulher de 29 anos, suspeita de vender armas para a facção Comando Vermelho, foi presa nesta segunda-feira (15), em Ilhéus, no sul da Bahia, durante uma operação das polícias Civil, Militar e Federal. Ao todo 28 pessoas foram presas na mesma ação.
A suspeita era o principal alvo da ação. Ela foi identificada como Kananda Hemerly Moreira e é viúva de um ex-chefe do Comando Vermelho na região.
Kanada tem antecedentes criminais por estelionato e trocava de endereço constantemente para não ser encontrada pelos policiais.
A função dela no grupo criminoso era fornecer drogas e armas de fogo, além de negociar remessas de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que ela vendeu uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, mas não fez a entrega do armamento.
A Operação Costa Segura foi deflagrada nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. Também foram registradas prisões nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba.
Das 28 pessoas presas, nove são mulheres. De acordo com o Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, normalmente as mulheres entram no crime após se relacionar com suspeitos.
“Essas mulheres acabam se associando aos faccionados, às lideranças, tendo inclusive relacionamentos. Com a prisão deles, acabam assumindo um papel de protagonismo na organização criminosa, em especial na negociação de armas, na negociação de drogas e também na lavagem de capitais. É um fenômeno que a gente vem observando”, contou.
Operação com 28 presos
De acordo com a Polícia Federal, entre os 28 presos estão chefes do grupo criminoso responsáveis por coordenar homicídios, distribuir armas e gerenciar o tráfico de drogas no sul da Bahia. Os suspeitos também tinham contato com chefes do tráfico de drogas de outros estados.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. No cumprimento de parte dos mandados, os policiais usaram drones e descobriram câmeras de monitoramento que os suspeitos usavam para vigiar as áreas controladas. Também foram apreendidas pistolas e granadas.
Na cidade de Itabuna, 10 mandados de prisão foram cumpridos dentro do conjunto penal da cidade. Oito celas foram revistadas, onde foram encontrados celulares, facas e drogas.
Fonte: g1