Segundo laudo médico, mulher morreu de Dengue Hemorrágica
A senhora de iniciais H.E.S, 65 anos, viúva, mãe de três filhos, moradora do bairro monte castelo, Teixeira de Freitas, veio a óbito por Dengue Hemorrágica no último dia 27/03. A Equipe da Vigilância Epidemiológica (VIEP) foi comunicada, no mesmo dia do óbito através do laudo médico enviado pelo Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) que informou as seguintes causas da morte:
· PLAQUETOPENIA
Como conseqüência de:
· DENGUE HEMORRÁGICO
Sabendo dos fatos, foi iniciada então a investigação do caso. Trata-se de uma paciente que foi hospitalizado no dia 24/03/2012 com quadro de febre, dores no corpo e vômito e com um quadro de queda de plaquetas, os médicos assistentes então iniciaram tratamento conduzindo como um quadro clínico de Dengue Grave. Dois dias após a paciente evoluiu com quadro de dificuldade respiratória, foi avaliada por um cardiologista que diagnosticou um sopro cardíaco (que a paciente e a família já estavam cientes), no dia seguinte evoluiu para óbito.
a equipe de Vigilância Epidemiológica, através da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Lívia Daniela Xavier, buscou ás medidas de controle adotadas após o caso como:
· Foi realizada visita ao domicílio junto com a equipe de campo;
· Iniciado a realização de bloqueio químico no domicílio e no Peri domicílio conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde.