O lendário Bruce Lee é referência de perfeição no mundo das artes marciais. Lutador ágil, estudioso dos golpes, devotado ao aprimoramento contínuo. O mito inspira o filme sobre o mais bem-sucedido atleta de MMA brasileiro, o campeão dos pesos-médios Anderson Silva, considerado o melhor do mundo dentro do octógono na atualidade. A filosofia de Lee sobre a água – ela se adapta a todas as formas – batiza o nome do documentário com o ídolo tupiniquim: “Como Água”, obra sobre a preparação do Aranha, estreia nos cinemas no próximo dia 2 de março.
O filme conta os bastidores para o confronto entre Anderson e o desafeto Chael Sonnen. Mostra como a mídia – a norte-americana, em especial – cobriu o evento e a pressão sobre o campeão, constantemente ofendido e desafiado pelo adversário. A luta, travada no UFC 117, é um marco na história do Ultimate e do próprio Aranha. Durante quatro rounds, ele apanhou sem parar. Mas, a pouco mais de dois minutos do fim do combate, encaixou uma chave em Sonnen e conseguiu finalizá-lo. Um gesto de superação. A prova maior de “perfeição” do atleta.
A popularidade de Anderson prenuncia sucesso de bilheteria. Somente no Twitter, o lutador arrebanha mais de um milhão de seguidores. Os ventos do UFC em ação no Brasil devem empurrar a película para a categoria dos mais assistidos. Veja o trailer acima e reserve uma cadeira no octógono. Perdão, na sala de cinema.