Unidade de Conservação do sul da Bahia comemora 8 anos e recruta voluntários
-
05 de junho de 2017Unidade de Conservação do sul da Bahia comemora 8 anos e recruta voluntários
No dia mundial do meio ambiente (05 junho) a Reserva Extrativista de Cassurubá completa 8 anos de criação e abre vagas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação.
Pessoas comunicativas, proativas, compromissadas, com interesse pela área ambiental e capacidade de realizar as atividades em ambientes naturais, são o perfil desejável para ser voluntário da RESEX.
As vagas para o Serviço Voluntário serão preenchidas preferencialmente por pessoas da comunidade de Caravelas e região, porém não existe limite de idade ou estudo, todos possuem condições de colaborar na gestão da Unidade de Conservação e com o meio ambiente.
Vale lembrar que o serviço voluntário é uma atividade não remunerada que vem ganhando força no Brasil. Trabalhar em prol de uma causa, conhecer pessoas e novas realidades, adquirir e ampliar conhecimentos, melhorar o currículo são alguns bons motivos para se tornar um (a) voluntário (a).
Mais informações consulte a cartilha com as orientações ao voluntariado na RESEX, para se candidatar a uma vaga é necessário preencher o formulário de inscrição .
Sobre a RESEX Cassurubá
A Reserva Extrativista de Cassurubá abrange uma área de 100.767,56 hectares de estuários, restingas, mangues e ambientes marinhos entre os municípios de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.
A unidade de conservação (UC) de uso sustentável foi criada em 2009 e sua população tradicional é composta por pescadores artesanais, marisqueiras, caranguejeiros e pequenos agricultores. Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.
Além disso, a RESEX contribui para a proteção dos principais ambientes costeiros do Banco dos Abrolhos, onde estão 95% dos manguezais da região, considerados berçários de várias espécies de importância ecológica e econômica. Integra uma das áreas mais piscosas da Bahia e grande parte das espécies de interesse para a pesca completa uma parte de seu ciclo de vida na região estuarina da RESEX de Cassurubá.
A RESEX Cassurubá é administrada pelo ICMBio e funciona diariamente na sede do CEPENE (Projeto Manguezal), em Ponta de Areia, município de Caravelas.
Texto: Janina Azevedo