Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) lançou nesta terça-feira (11) um sistema que visa dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados, além de facilitar a devolução dos itens aos donos. Para isso, os donos dos aparelhos devem cadastrar os celulares no sistema e, caso seja roubado, eles mesmos acionam o alerta.
Ao acessar o site Alerta Celular, o dono do aparelho deve fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho e que consta na nota fiscal e na embalagem original do celular. O número também pode ser obtido discando *#06# do próprio aparelho.
Com o cadastro do IMEI, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. Caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.