Wilson Brito fala oficialmente sobre saída da SEINFRA
por Márcio Hack
Wilson Brito Filho, mais conhecido como Wilsinho Brito, assumiu a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em 1º de abril de 2010 e permaneceu lá até 18 de janeiro de 2011, quando o governador Jaques Wagner anunciou o secretariado para o segundo governo.
“A transmissão informal dos cargos se deu às 11h, a despedida com o funcionalismo ocorreu por volta das 9h30”, informou Wilsinho Brito.
A convite de Brito, o vice-governador Otto Alencar compareceu informalmente na Secretaria de Infraestrutura onde foi feita a transição. Os dois tiveram uma conversa longa, em particular, sobre as obras em andamento. Segundo Brito, o novo secretário se comprometeu a manter parte da estrutura e de pessoal montada pelo ex-secretário, e assumiu o compromisso de dar continuidade às obras, inclusive aquelas em andamento no extremo sul.
“Ele assumiu um compromisso comigo de continuidade das obras. Otto confirmou até mesmo a permanência de Silvando Ragno na Superintendência de Energia, pois foi uma pessoa muito importante nos nossos trabalhos à frente da Seinfra”, comentou Wilsinho.
Às 14h, a convite do governador Jaques Wagner, Wilsinho se encontrou com ele na governadoria. Wagner agradeceu o empenho à frente da secretaria e pediu que Wilson Brito intermediasse com o Partido Progressista a negociação de outras duas secretarias, a SEDIR e a de Portos. Na oportunidade, o próprio governador sinalizou que gostaria que Wilson assumisse uma dessas pastas.
Perguntado se, fora da Seinfra, poderá continuar trazendo obras importantes para o extremo sul – região tão carente da ajuda do poder público –, Wilsinho respondeu que é possível, sim, viabilizar recursos para a região, seja através do Ministério das Cidades, seja por intermédio de outras secretarias do governo do estado.
Ainda perguntado se teria ficado chateado ou insatisfeito com a saída da Seinfra, ele foi direto: “Estou aqui para servir ao partido, para participar das decisões do partido. O que vale não é a minha vontade e, sim, a do coletivo. No final, o governador é quem decide”.
Wilson Brito adiantou que o ministro Mário Negromonte lhe fez o convite para que continue participando do governo do estado, provavelmente à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR). Salientou, no entanto, que a decisão final deverá ocorrer amanhã (20/1) quando o ministro e demais lideranças do partido vão se reunir para finalizar detalhes.
“Agradeço muito ao governador pela confiança. Sei que quando ele me chamou para a direção do Derba e, em seguida, para Seinfra sofreu muita pressão pela indicação do meu nome. Portanto, sou muito grato a ele e ao partido por ter passado por cima dessa pressão. Até mesmo porque ele poderia dizer: ‘A indicação é do partido, mas não aceito essa indicação’. Agradeço muito a ele por esse espírito democrático”, finalizou.
Wilson Brito se encontra neste momento em Salvador, devendo retornar ao extremo sul na sexta-feira (21/1). Se tudo ficar acertado, tomará posse na nova secretaria já na próxima semana.