Bastidores da Política Capixaba:
Durante a visita da candidata a presidência da República Dilma Roussef, o senador e candidato ao governo do Estado, Renato Casagrande (PSB), alertou a população que acompanhava o ato público e avisou que o crime organizado não está morto e que dá sinais de que está querendo voltar a atuar. No seu discurso, disse que recentemente o projeto de estabilização do Espírito Santo e o governador Paulo Hartung receberam ameaças, mas pediu votos para evitar o retrocesso.
Ela existe
A ex-vereadora e suplente de Casagrande, Ana Rita, que recebeu várias críticas por ser um nome desconhecido e com pouca experiência política, apareceu durante comício de Dilma em Vitória. Foi ela, inclusive, que entregou um buquê de rosas para a petista.
Emocionado
O candidato à reeleição ao Senado, Magno Malta (PR), fez um longo discurso rasgando elogios à Dilma após almoço no Centro de Convenções. Chegou a comparar a luta da ex-ministra contra a ditadura à de Tiradentes, que infelizmente acabou sendo enforcado. O republicano chegou a chorar durante seu pronunciamento.
Susto
A candidata quase teve um mal súbito quando ouviu do republicano que a culpa do caos no trânsito era do presidente Lula. Passado o susto, Malta explicou que foi Lula quem fez governo que permitiu aos pobres comprar seu automóvel. Ah, bom… Mas que Dilma demorou a entender a piada, isso demorou…
Ação Social
O clima entre os vereadores de Vila Velha e o prefeito Neucimar Fraga (PR) já não é o mesmo. A Câmara não aprovou a verba suplementar para a Secretaria de Ação Social porque na gestão anterior havia convênios feitos que os parlamentares não tinham conhecimento. O secretario Andinho Almeida (PMDB) acabou ficando sem R$ 1,2 milhão para repassar para entidades como APAE e Pestalozi.
Transparência
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) promove nesta segunda-feira um café da manhã com empresários para tratar de temas importantes, como corrupção no processo eleitoral, e orientar sobre financiamento de campanhas eleitorais. O evento, que é parte do Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete), será no TRE-ES.
Por:Josué de Oliveira