Foto: Agência Brasil
Um relatório da inteligência do governo francês, divulgado nesta quarta-feira (13), revelou que terroristas planejaram um ataque contra a delegação da França durante os Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro. De acordo com o chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM), general Christophe Gomart, a informação começou a ser discutida no dia 26 de maio, mas veio à tona somente agora. O documento foi colocado no site da Assembleia Nacional.
Dados preliminares indicam que, o atentado seria cometido por um brasileiro em nome do grupo extremista Estado Islâmico (EI). Analistas dizem que os jogos, que serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto, podem ser uma grande oportunidade para ataques terroristas.
O risco de atentados foi elevado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em abril. O ministro da Defesa do governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), Raul Jungmann, também já reconheceu que o EI preocupa. No último ano, o grupo foi o responsável por uma série de atentados em Paris, que mataram 130 pessoas.